top of page

Formatação, Word, Livro e Editora: tudo que você precisa saber

Olá amigos da Internet, tudo bem com vocês?

E hoje eu escrevo sobre formatação no word. Para quem está embarcando agora no mundo da escrita deve ter tido alguma dúvida em relação ao tipo de fonte, espaçamento, margens e coisas do tipo. Reuni neste post algumas dicas para ajudá-los.

Vale lembrar que a escolha da formatação vai te ajudar a ter uma noção prévia de como o seu livro vai ficar, além de dar-lhe um conforto maior na hora da escrita e proporcionar um belo designer estilístico.

Fonte

A escolha da fonte pode ser um bom começo. Não escolha aquelas extravagantes, cheia de enfeites, que dificulta a leitura. Opte por fontes mais leves e que não vai cansar a sua visão. Times, Arial e Garamound são ótimos exemplos de fonte. Os tamanhos recomendáveis são de 10 a 12

Espaçamento

Eu gosto de usar o espaçamento 1,0, mas pode ser também 1,15. Não use 1,5 para livro, esse espaçamento é para trabalhos acadêmicos ( se vocês quiserem, eu faço um post sobre a formatação acadêmica, comentem aí). Eu também removo os espaços antes e depois do parágrafo.

Margens

A margem é optativa, contudo eu uso 2,5 e 3,0.

Títulos de Capítulos

Para quem gosta de dar nomes aos capítulos, eu aconselho a não mudar a fonte. Aumente a fonte para 14, coloque negrito ou itálico. Procure não misturar fontes no seu texto.

Letras capitulares

Fica muito bonito usar a letras capitular no início do capítulo, ainda mais se for um romance.

Editora

Por mais que você formate do seu jeito no Word, quando o arquivo chega nas mãos do editor, ele vai mudar. Ele vai analisar o que fica melhor. Não significa que você não pode escolher como você quer o seu livro. É claro, você opina, mas a diagramação para o livro vai sofrer algumas mudanças.

Mandado Originais

Quando for mandar um original, pesquise no site da editora, se ela exige algum tipo de formatação específica, se não, opte pelo leve, nada muito pesado. Fontes como Times e Arial, tamanho 12, sem muito enfeite. Envie o texto "limpo".

Bom, essas foram algumas dicas, se você gostou, comenta aí em baixo.

Siga-me nas redes sociais:

Insta: @Dimecarvalho

Snap: @Dimecv

Twitter: @Eudime

Um abraço do Dime e até mais!

bottom of page