top of page

10ª Feira de Cultura do AMES

Olá amigos da Internet, tudo bem com vocês?


Hoje eu trouxe um assunto muito bacana para vocês. Eu visitei a 10ª Feira de cultura da Escola Estadual Antônio Martins do Espírito Santo (Nova Serrana - MG) e vou contar-lhes como foi.


Havia muitas pessoas quando cheguei. De início eu já me encantei quando vi a produção, extensão e dedicação do evento. As salas da escola foram divididas em seções culturais, onde cada uma abordou um tema.

Na primeira sala que eu fui, havia alunos explicando sobre a arquitetura de alguns pontos da cidade de Nova Serrana, como a Pista de Cooper e a Igreja da Matriz. Havia maquetes e plantas sobre os locais. Os alunos deram um show explicando o contexto histórico das construções.

Depois, eu entrei na biblioteca da escola, onde os alunos explicaram que, para incentivar os alunos a lerem, eles visitaram as salas e perguntaram quais tipos de livros gostariam de ler. E então, os alunos correram atrás de patrocínio, venderam rifas e tudo mais, para conseguir comprar os livros para a escola. Eu achei isso incrível. Para quem anda dizendo que os jovens não se interessam pela leitura, está aí a prova de que, além de lerem, eles ainda incentivam a leitura.

Logo depois visitei uma sala onde o tema era acessibilidade, lá os alunos montaram um cenário onde você mesmo pudia experimentar como é ser um portador de deficiência. Achei muito interessante a ideia.

Tinha uma sala que estava fazendo homenagem aos escritores de Nova Serrana. Lá, havia a biografia de alguns autores, e entre elas estava a minha. Senti-me prestigiado e muito feliz com a consideração da turma. Ainda, eles exibiram um documentário sobre mim (postarei no blog depois).

No pátio havia muitas coisas também, entre elas, uma turma estava contando a história de Nova Serrana, desde os índios, até os tempos de hoje, em forma de epopeia. Eu adorei a iniciativa e a história também, apesar de não ter gostado o que aconteceu com os índios. (Postarei em breve essa Epopeia aqui no blog).

Teve salas também falando sobre a indústria, meio ambiente, cidade dos sonhos, gastronomia, e tudo mais.


Ficaram algumas salas sem visitar e com certeza teve muito mais coisas que não falei aqui. A Feira foi incrível! Eu adorei cada momento. Eu admiro e parabenizo a dedicação dos alunos para que a Feira acontecesse. A direção e os professores também tiveram um papel importantíssimo nessa Feira.

Além de promover a cultura, promoveu-se também o lazer. As pessoas puderam hoje, conhecer mais sobre a sua cultura, entrar em contato com o mundo e principalmente extrair novas ideias e pensamentos a partir do que os alunos tinham para oferecer. O conhecimento nos abre portas incríveis e partilhá-lo com alguém é tão importante e necessário para que as pessoas possam evoluir cada vez mais como seres humanos.


Não deixem de assistir o vídeo que preparei mostrando como foi a Feira. Espero que tenham gostado.

Que a 10ª Feira de Cultura sirva de exemplo para todas as escolas e quem venha a 11ª!



Abraços do Dime!

bottom of page